Experiência do usuário (UX, do inglês user experience),
envolve os sentimentos de uma pessoa em relação à utilização de um produto,
sistema ou serviço, incluindo as
percepções dos aspectos práticos, como a utilidade, a
facilidade de utilização e a eficácia do sistema.
De um modo simplificado, podemos dizer que em um projeto de
um carro, por exemplo, a interface (também chamado de User Interface, UI) é
toda a parte parte “física” do veiculo; Já a experiência (UX) são as sensações
que o veiculo proporciona ao ser dirigido. Trocando para a nossa realidade, na
criação de um site o UI Design é o “desenho do site” ou o mockup, enquanto o UX
Design é toda a parte de interação e comportamento do site.
Ainda sobre UX Design, segundo o autor Unger em seu livro “A
Project Guide to UX Design”, design de experiência do usuário é a criação e
sincronização dos elementos que afetam a experiência dos usuários com um
produto. Com isso é possível influenciar suas percepções e comportamentos.
Mas afinal, o que está dentro do que? UX faz parte do UI? Ou
UI faz parte do UX? Para responder essa pergunta Dan Staffer criou um modelo de
orbita que procura explicar essa relação:
Na imagem acima podemos perceber que o UX engloba todas as
áreas, contudo na realidade ele só agrega a todas porque sem as demais não
existe experiência do usuário. De acordo com Unger um UX Designer precisa ter
conhecimento sobre o UI, mas o UI Designer não precisa ter conhecimento de UX.
Um bom UX designer deve ser capaz de ver tanto a floresta
como as arvores. Isso quer dizer que UX tem implicações que vão muito além de
usabilidade, design gráfico e necessidades físicas. Um bom UX designer deve orquestrar
uma série de interações complexas.
Assista este vídeo – uma aula belamente executada: