A marca é um conjunto de características de uma Empresa materializados em
logo, grafismos, mascote, música, entre outras manifestações.
Branding é o agrupamento de soluções que uma marca necessita
para sobreviver no mercado. Abrange desde a criação de uma nova marca, a
administração da mesma e o reposicionamento de marcas existentes que passam por
dificuldades. O Branding se divide nas seguintes etapas: Detalhamento do
Público-Alvo, Posicionamento da Marca e Construção Multissensorial.
Detalhamento do Público-Alvo - Pesquisa, pesquisa e mais
pesquisa. Descubra quem é o público-alvo da empresa, segmente ao máximo e pontue as características deste grupo. Com estas informações é
possível desenvolver o trabalho de Branding de forma precisa.
Posicionamento da Marca - Com o público-alvo bem definido e
segmentado, é hora de descobrir qual será a melhor identidade para a marca. Deve-se
analisar o público para definir quais são as expectativas que eles têm sobre o
produto ou serviço. Assim conseguiremos pontuar a personalidade que
a marca deverá ter. A marca tem que ter uma imagem
“materna”? Ou ela deverá parecer um “garoto extrovertido”? São estas
características subjetivas que farão os consumidores se identificarem com o
produto ou o serviço oferecido pela empresa.
Construção Multissensorial - Já foi definido quem será o
público-alvo e qual a imagem a marca deve ter. Agora é o momento de construir a
marca - ou retificá-la caso já exista. Exploramos nessa etapa todos os pontos de
contato com o consumidor. Levamos em conta o aroma, textura, som paladar. Estamos acostumados a ver muitos anúncios e logotipos todos
os dias, isso já saturou a vida de todos. Marcas que exploram mais sentidos têm muito mais
chances de serem memorizadas e absorvidas pela mente do consumidor.
O Branding Sensorial pode ajudar a sua empresa a se
posicionar melhor no mercado: explore os cinco sentidos de seus
clientes. Veja abaixo algumas considerações que selecionamos para você utilizar
em sua atual ou futura marca:
- As marcas podem oferecer uma experiência sensorial e emocional plena.
- Estímulos sensoriais atingem nosso lado irracional e incorporam-se a memória a longo prazo. A emoção dribla a razão e influencia no processo decisório.
- Uma pessoa que cumprimenta com a mão mole nos passa a impressão de uma pessoa sem força ou personalidade. Com a sua marca é a mesma coisa: conte com 2 segundos para causar uma impressão positiva.
- Psicólogos comportamentais afirmam que 80% das impressões que formamos quando nos comunicamos com outras pessoas são não verbais. A marca está bem próxima disto ao interagir com o consumidor.
- O cheiro se conecta a memória, o som se conecta ao ânimo. O som na verdade cria o ânimo, assim como sentimentos e emoções.
- Toda a comunicação da empresa, em todos os aspectos, desde o atendimento, música ambiente, aromas até sinalização, cores, uniformes, entre outros, devem estar em harmonia com o conceito de marca para unificar a experiência sensorial do cliente.
- Quanto mais forte for a personalidade da marca, mais humana ela será – e menos focada no produto, daí a maior facilidade para o consumidor associar palavras, frases e afirmações com a marca.
- As marcas multissensoriais podem sustentar preços mais altos do que marcas similares com menos características sensoriais.
- Nossos sentidos estão totalmente interconectados. Saboreamos com o nariz, vemos com os dedos e escutamos com os olhos.
- Formatos distintos de produtos criam o mais sólido alicerce para a construção da marca em todos os meios de comunicação.
- Antigas emoções podem ser relembradas instantaneamente com uma simples fragrância antiga que vivenciamos anteriormente.
- Um contato multissensorial rompe obstáculos.
- Procure criar uma grande história e ter uma receita secreta (ter um ingrediente ou sabedoria que é secreta e só a marca pertença).