Independente, livre de anúncios e acessível apenas por convite, o Ello, uma rede social criada por sete artistas e programadores, promete dar o que falar.
Com um simples smile preto e branco o Ello apresentou-se ao mundo online como uma alternativa “simples, bonita e sem anúncios” às redes sociais convencionais.
Para ingressar na rede social é necessário ser convidado por um utilizador ou que o pedido de entrada seja aceito pela equipe responsável pela rede. Aqueles que já são utilizadores poderão enviar entre cinco a dez convites.
Num manifesto publicado na sua página em versão beta, os criadores do Ello dizem acreditar que existe uma solução melhor que a de tratar o utilizador como um produto, onde a privacidade fica comprometida. “Acreditamos que uma rede social pode ser uma ferramenta para dar poder. Não para enganar, coagir e manipular — mas um lugar para celebrar ligações e a vida.” comentou Paul Budnitz, CEO da Ello.
Apesar de ter utilização gratuita o Ello pretende fornecer ocasionalmente serviços especiais - aos quais o utilizador poderá ter acesso pago.
Já solicitei meu ingresso.
Confira o manifesto:
Your social network is owned by advertisers.
Every post you share, every friend you make and every link you follow is tracked, recorded and converted into data. Advertisers buy your data so they can show you more ads. You are the product that’s bought and sold.
We believe there is a better way. We believe in audacity. We believe in beauty, simplicity and transparency. We believe that the people who make things and the people who use them should be in partnership.
We believe a social network can be a tool for empowerment. Not a tool to deceive, coerce and manipulate — but a place to connect, create and celebrate life.