A importância das redes sociais. Para se ter uma ideia, há pouco tempo durante uma semana o Facebook ultrapassou o Google como site mais acessado nos EUA. E a tendência é que, em breve, torne-se o site mais acessado.
Isso porque as redes sociais imitam a vida, afinal são um lugar onde as pessoas podem ser mais livres, se expressar e ter amigos – virtuais ou não. Mas para os empresários a pergunta que fica é: “como minha empresa deve estar presente nas mídias sociais?”. Vamos com calma e exploremos toda a complexidade que há nas mídias sociais.
Por que sua empresa deve estar em redes sociais. Sua empresa pode estar sendo falada, em algum canto da Internet, neste instante. Você saiba ou não. Se falam bem, melhor. Mas mesmo que falem mal, critiquem, etc. uma empresa precisa estar preparada para lidar com as críticas mais do que com os elogios. Afinal, é com a crítica que se cresce. E que o elogio seja o combustível para que se continue a melhorar a cada dia.
As redes sociais permitem comunicação interpessoal e também entre pessoa/empresa. Mas esta última deve se dar de forma pessoal, não massiva e, portanto, pessoal. Com olhos e ouvidos atentos para seu cliente.
Quando há sucesso nessa comunicação, sua empresa terá criado uma relação muito valiosa com seus clientes, que tange a amizade. Mas o que é uma empresa amiga de seus clientes nas redes sociais (isto é, fora do discurso marqueteiro)?
Interagir com pessoas, não com máquinas. Ao dar voz ao cliente você criará uma relação de confiança e fidelizará o cliente, desde que sua empresa tenha esses valores. Uma empresa que é arrogante no mundo real, também será arrogante no mundo virtual. Portanto, se for o caso, esteja preparado para mudar valores – e de forma verdadeira. Do contrário, uma rede social pode se virar contra você.
O cliente quer ser ouvido, e a empresa que lhe der ouvidos e voz ganhará fãs. Obviamente não é um processo simples, que tenha um passo a passo a ser seguido. Nas redes sociais, na verdade, o passo a passo é descobrir a melhor forma de se relacionar com seus clientes. Arriscando, testando possibilidade, sempre com sobriedade e consciência.
A vontade de interagir vem de todos os cantos, é uma necessidade humana: queremos interagir com os conhecidos, com os desconhecidos e, por que não?, com marcas das quais somos ou podemos nos tornar clientes. As marcas, cada vez mais, entrarão em nossas vidas até chegar um ponto que se torne completamente natural.
O consumidor está cada vez mais inteligente e não aguenta marketing com cara de marquetês. Meu caro, não adianta mais fazer aquela coisa invasiva, repetitiva, com aquele marquetês insuportável (do tipo “pague dois e leve um”!). Dê liberdade ao seu cliente e ele gostará de sua empresa. Converse com seu cliente, como amigo, ajudando-o e não colocando-o num castelo kafkiano.
A importância do ‘pessoal’ no novo marketing. vamos a um exemplo prático. Em pesquisa de opinião na Inglaterra, certa agência de publicidade quis saber o feedback do telespectador em relação a determinados comerciais televisivos. Havia anúncios criados por usuários e outros pela própria agência. Não é que os telespectadores aprovaram muito mais campanhas publicitárias “caseiras”, feita por fãs de marcas, do que as tradicionais e desenvolvidas por agências?
Começando em redes sociais. É um grande engano achar que simplesmente ao se cadastrar em uma rede social choverão pessoas seguindo o seu perfil e, maior ilusão ainda, rios de dinheiro. Ao contrário, é bem mais difícil do que se imagina – ainda mais dependendo do mercado em que a empresa atua. Um grande erro de empresas em mídias sociais é não interagir, falar sozinho e não fornecer conteúdo relevante.
Coloque-se no lugar de seu cliente: você acompanharia a sua empresa no Twitter ou Facebook? O que faria você seguir com interesse sua empresa em redes sociais? O que interessa a você que também pode interessar a um potencial cliente?
Respondendo a essas perguntas-chave, sempre dando prioridade à qualidade da informação, à transparência na comunicação e estando sempre disponível, sua empresa se mostra preparada para as mídias sociais. Agora, vamos dar exemplos simples para sua empresa estar em redes sociais.
Blogs corporativos. O blog é a chave de tudo. Não é à toa que a Próspero Design mantém este blog corporativo. Embora não seja exatamente uma rede social e esteja mais para mídia social, um blog corporativo é parte fundamental de estratégias em redes sociais.
O blog não é como um jornal ou uma página institucional, e menos ainda coisa adolescente. Um blog tem opinião, tem liberdade de transitar entre assuntos e temas relevantes, não tem pauta obrigatória. Em um blog corporativo a sua empresa pode mostrar que tem conteúdo e pode falar com autoridade de tópicos relacionados ao seu negócio. E o mais importante, comunicar-se.
Um blog corporativo abrirá um canal de comunicação interssantíssimo com seus clientes e que se dará sobretudo nos comentários. Oras, não raro os comentários de um post (artigo de um blog) são mais ou tão importantes quanto o próprio post, porque neles o leitor pode dar sua opinião, apresentar novos pontos de vista, etc.
Um lead gerado através de um post de blog pode ser mais interessante até mesmo do que aqueles gerados através do Marketing de busca. Ou mesmo no caso de tráfego gerado através de sites de busca, quando um visitante lê o blog corporativo antes de entrar em contato revela-se um potencial cliente muito mais interessante.
Trata-se de um fato simplesmente lógico: o blog filtra o cliente menos relevante e potencializa aquele que já estava interessado em seu produto, porque sua empresa mostra autoridade no assunto e clientes querem comprar de quem oferece melhor relação custo/benefício.
Também pense no blog corporativo de sua empresa como uma seção onde você poderá atrair as visitas de outras redes sociais, como Facebook e Twitter. Nestes casos, ao indicar um link em uma dessas redes sociais, nada melhor do que o conteúdo relevante esteja em seu próprio site. Assim, seu blog torna-se um catalizador de clientes. Mas não que haja mal em indicar sites de terceiros, desde que você confie – ou mesmo uma página institucional, desde que relevante.
Twitter. Dentre as redes sociais, ainda que esteja longe de ser a mais utilizada, a que mais tem se destacado entre as empresas é o Twitter. Porque é uma ferramenta de troca de informações em tempo real, é ágil e portátil: o Twitter pode ser usado seja no computador ou no celular.
Para começar a usar o Twitter de forma corporativa, crie sua conta e estilize de forma profissional a sua página. Mantenha a identidade visual de sua empresa de forma simples e discreta.
Como conseguir seguidores no Twitter. Um erro muito comum, no meu modo de ver, são as pessoas que passam a seguir outras indiscriminadamente. Evite forçar a barra e deixe surgirem seguidores de forma orgânica: para isso, divulgue o Twitter de sua empresa por e-mail, no site, em material publicitário, etc.
Como tuitar. Tuitar, de neologismo, passou a verbo muito corriqueiro. O grande pecado ao tuitar é tuitar por tuitar, tuitar de forma automática e sem relevância.
Canso de ver empresas, e mesmo pessoas, cuja única coisa que tuitam é sobre nada. Não siga esse mau exemplo, tuíte assuntos interessantes para seu usuário. Se sua empresa vende, por exemplo, brindes, que tal tuitar sobre relacionamento com clientes? Se sua empresa vende produtos relacionados a saúde, que tal tuitar sobre qualidade de vida? E assim com cada segmento: não falta do que falar, falta saber como dizer.
Sempre que possível, tente indicar links relacionados ao tuíte: como falei acima, usar seu blog coporativo pode ser uma estratégia bem interessante. Entenda seu público e tuíte o que interesse a ele, torne o seu um Twitter interessante e útil.
Também é importante acompanhar quando sua marca é citada e sempre estar pronto para responder a mensagens enviadas para o Twitter de sua empresa. Há diversas ferramentas no mercado, gratuitas e pagas.
Facebook. O Facebook é um Orkut potencializado, aliás a rede social mais utilizada no mundo todo, contando mais de 400 milhões de usuários ativos. É uma rede social que agrega amigos e permite interação, seja através de mensagens, rede de amigos ou mesmo jogos. Para começar, tenha um perfil pessoal, adicione seus amigos e passe a interagir com eles para entender melhor o funcionamento da ferramenta.
Para uso corporativo, o mais recomendado é você criar uma Página da sua empresa (na seção do Facebook Criar uma página de uma celebridade, banda ou de negócios), ao invés de um profile ou mesmo um grupo. Na verdade, uma página do Facebook funciona como um profile para empresa ou assunto, e você pode gerenciá-la sem ter que sair de sua conta pessoal. Além do mais, pode adicionar administradores e moderadores.
Quanto ao que postar, siga a dica do Twitter e do blog: utilize conteúdo relevante, converse com seus clientes e tenha o máximo de fãs em sua página!
É preciso saber usar cada rede social. Como sua empresa pode estar bem representada em redes sociais se você não souber usar cada uma delas? Portanto, antes de iniciar o uso de qualquer das ferramentas em sua empresa primeiro aprenda a usá-la. Evite gafes por ignorância.
Primeiro, cadastre-se com seu nome pessoal, interaja, fique à vontade com cada uma das redes que pretende usar corporativamente e somente depois disso comece a usá-las em sua empresa. Caso “não seja do seu tempo”, “não goste”, “não entenda”, etc. ou tente descobrir como funciona ou procure ajuda de alguma agência que possa assessorá-lo no mundo das redes sociais.
Este nosso post é bastante longo, mas entenda ele como um aperitivo do incrível mundo das mídias sociais. Portanto, o segredo é aprofundar-se e entender mais e mais as mídias sociais e, claro, seu cliente!
As redes sociais devem ser usadas para criar interação com clientes e potenciais clientes, tanto que eu digo sem a menor dúvida que é melhor não usar do que usar mal. Entretanto, é indispensável que sua empresa esteja preparada para a revolução que tem acontecido na web e torne-se uma marca presente na vida do cliente, trazendo-lhe conteúdo relevante e permitindo que ele possa se comunicar. Só as mídias sociais permitem isso, e cedo ou tarde você precisará estar nelas.
A principal lição que se deve tirar é do mau uso corporativo de redes sociais: não seja uma empresa chata e invasiva, seja discreto e relevante quando tuitar e se comunicar de maneira geral nas redes sociais. Os blogs corporativos, reitera-se, mostram cada vez mais a sua força e se afirmam como parte fundamental das estratégias que uma empresa deve ter em redes sociais.