Confiram entrevista com André Telles, grande conhecedor de Marketing Digital:
Entrevista: André Telles – Mentes Digitais
Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR em 1995, o publicitário André Telles possui Pós Graduação em Marketing na FAE Bussiness School em 1996 e cursou MBA com ênfase em direção estratégica na FGV Fundação Getúlio Vargas em 2008.
Têm em seu currículo diversos cursos de extensão ligados a marketing digital e Internet, no Brasil e exterior. Foi o primeiro brasileiro a publicar um livro sobre Social Media Marketing, em 2005, intitulado "Orkut.com". Em 2008 escreveu sua segunda obra, intitulada "Geração Digital". Em 2010 lançou seu terceiro livro de marketing digital, pela editora M. Books, intitulado "A revolução das Mídias Sociais", sendo um dos cinco livros de marketing mais vendidos em 2010 no Brasil.
Como e quando você começou a se interessar pelas Mídias Sociais? Sempre fui um apaixonado por novas mídias, mídias alternativas e estratégias guerrilheiras de marketing. Quando percebi as Redes Sociais on-line como uma possibilidade de relacionamento entre consumidores e empresas e a falta de atenção que se dava ao tema, decide estudar o assunto e publicar meu primeiro livro sobre o tema, em 2005. Minha motivação principal foi mostrar que empresas de diversos portes tinham uma oportunidade única para implementar as estratégias de marketing dentro de um ambiente digital extremamente segmentado; geograficamente, demograficamente e psicograficamente.
Você conseguiu atingir seus objetivos nessa empreitada? Acredito que tenha cumprido a missão que me motivou, contribuindo para abrir um segmento de mercado até então pouco explorado e com poucos profissionais especializados. Hoje temos cursos de pós-graduação em marketing digital, um novo mercado para os profissionais de comunicação e as empresas já tem noção da importância de um trabalho profissional de Social Media Marketing nas diversas mídias sociais presentes no nosso cotidiano.
Para você qual é a verdadeira importância das Mídias Sociais? As Redes Sociais on-line ainda tem o mesmo objetivo de reunir amigos e pessoas com interesses em comum. O que aconteceu foi o aprimoramento destas plataformas sociais e o entendimento da importância do Marketing nas Mídias Sociais. Os usuários estão falando sobre marcas nestas plataformas e para estas marcas estar presente de forma efetiva e profissional para se comunicar e interagir com seus consumidores se tornou fundamental nos planejamentos de marketing.
Autor: Sidney