PROSPERO PRODUÇÃO CULTURAL



No MENU do canto superior 
direito do blog você pode conferir 
outras dicas.
 

DEZ DICAS PARA EMPREENDER NA CULTURA


"Saber gerenciar bem um projeto é a garantia do sucesso"




1 - Planeje as ações
O ciclo da produção cultural demanda tempo, da idéia para viabilização do projeto temos que passar por várias fases. O ideal é trabalhar com antecedência para que todas as fases sejam bem executadas e se tornem viáveis. Faça um plano anual com os projetos que serão desenvolvidos.
2 - Faça um bom projeto
Na elaboração do projeto apresente a imagem da instituição com credibilidade e escolha três motivos principais que provem que o projeto é viável. Informe, no mínimo, a estrutura básica de um projeto: apresentação (o que), justificativa (porque), objetivo (para que), metodologia/ estratégia (como), recursos (com que e com quem) e orçamento (quanto). É importante que na elaboração do projeto seja previsto o formato de prestação de contas aos parceiros e investidores.
3 - Tenha acesso às Leis de Incentivo
Os enquadramentos de projetos nas Leis de Incentivo culturais, municipais, estaduais e federais facilitam a captação de recursos através do patrocínio das empresas. Muitos editais de empresas exigem que o projeto esteja enquadrado nas leis de incentivo.
4 - Esteja sempre bem informado
Faça parte das redes de informação cultural. Através de boletins tem-se acesso aos editais e financiamentos do setor cultural.
5 - Prospecte patrocínios culturais
Antes de apresentar um projeto à empresa procure conhecê-la antecipadamente, informe-se sobre as ações culturais desenvolvidas e os tipos de projetos por ela patrocinados. Quanto mais a proposta se identificar com esse perfil, mais chance terá de ser patrocinada. Apresente com clareza os retornos gerados pela realização do projeto. Após a realização, apresente um relatório detalhado sobre a execução, público atingido, repercussão, publicidade e tudo o que foi gerado de mídia espontânea, com o intuito de sedimentar a credibilidade e criar um canal para futuros apoios.
6 - Dimensione o local da ação cultural
O produtor cultural deve conhecer o local do evento com antecedência, vendo suas condições para projetar as necessidades. O produtor é responsável por todos os acidentes que eventualmente ocorram nas dependências onde se realiza o evento, de forma que responderá civil e criminalmente na hipótese de dano ou morte de qualquer pessoa do público ou mesmo contratado por terceiros.
7 - Conheça as normas do setor
Os shows musicais são liberados pelo Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad). É aconselhável procurar com antecedência o órgão, que tem poderes legais para impedir a realização de um show. Os textos teatrais deverão ser autorizados pelo Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT). É um direito do autor permitir a montagem da sua obra e receber por ela. Eventos que interfiram na vida da cidade devem solicitar autorização e apoio dos órgãos públicos. A relação estabelecida entre o público e o produtor cultural é regida pelo Código de Defesa do Consumidor.
8 - Exercite a cooperação
Na cultura não se trabalha sozinho. Ter uma rede de contatos e um grupo de trabalho é importante para o sucesso do projeto. Faça uma agenda de contatos com telefone e e-mail de todas as empresas, artistas e produtores do meio cultural. Em muitos momentos você terá que recorrer a ela. A integração da equipe é fator importante para o sucesso da ação cultural. Por isso, realizar reuniões sistemáticas para troca de informações é fundamental.
9 - Crie seu kit produtor e seu check list
O kit produtor é importante para evitar surpresa no evento. O produtor deverá criar sua check list, um passo a passo das necessidades do evento. Quanto mais rica a check list, menos possibilidade tem de se esquecer alguma coisa importante.
10 - Atualize-se sempre
As mudanças ocorrem cada vez mais rápidas, novas tecnologias surgem, o que se tinha como certo hoje, amanhã poderá ser diferente. Participe de cursos, seminários, oficinas, assine revistas, jornais do setor.






A Prospero Design está
à sua disposição!
alexprospero@gmail.com


Prospero design, alex de castro,  agência de publicidade, propaganda, design grafico, folhetos, impressos, cartões de visitas, panfletos, diagramação, revistas, jornais, newsletter, newsletters, desktop publishing, fazemos melhor seu material promocional,  Identidade Visual,  , , , , As marcas, gráficos, fotos, sites e impressos institucionais, produção cultural.